terça-feira, 10 de novembro de 2009

Google Street View

Até o final deste período eu tenho que entregar um episódio de websérie para faculdade. O personagem que eu criei, Pedro, é característico da pós-modernidade fragmentada. Ele está em busca de sua identidade perdida na web 2.0.

Ao longo do roteiro temos diversos mecanismos de vigilância. Pretendo abordar questões relacionadas ao panóptico foucaultiano. Certamente um que cairia muito bem na narrativa é o recurso do Google Street View. Contudo, não entendo o porquê, essa ferramenta maravilhosa AINDA não funciona direito no Brasil. Não, acho que não funciona at all, nem direito, nem esquerdo. Entrei no canal deles no Youtube e NADA. Temos o teaser incrível, porém nada além disso. Veja que lindo:



Aguardo a implementação do Street View no Rio de Janeiro ansiosa. Vejo perfeitamente o meu Pedro sendo vigiado pelas câmeras nem tão secretas do Google.

domingo, 27 de setembro de 2009

Google turns 11


Quem googleou hoje percebeu que a logo está com um 'L' a mais. O motivo para a brincadeira é o aniversário de 11 anos do site de busca. Uma criança.

Parabéns da tia

domingo, 20 de setembro de 2009

Caso do blog da Petrobras

Retomar a recente polêmica do caso da Petrobras é o meu objeto de pesquisa de iniciação científica do CNPq. O fato ocorrido na primeira semana de junho de 2009, mais especificamente no dia 2 de junho seu primeiro post, colocou em pauta a seguinte questão: os meios de comunicação de massa estão preparados para os novos valores-notícia que a web 2.0 está reconfigurando?

Logo de cara eu digo que não, pelo simples fato de que a mídia massiva (rádio, impresso e TV) ainda está com a cabeça no século passado. O conceito de "furo"continua em voga. Muito desses meios acreditam que esperar por edições especiais de domingo para noticiar aquela bomba da semana é a melhor estratégia de comunicação. Isso não tem mais lógica por conta da instantaneidade da Internet -- entre outros fatores remodelados para a atual realidade como simultaneidade; periodicidade; novidade, revelação pública.

A razão do conflito entre a Petrobras e a imprensa foi a quebra dessa temporalidade, por parte da estatal. A fim de 'limpar' a imagem postava em seu blog Fatos e Dados perguntas e respostas que trocava com grandes conglomerados midiáticos como A Folha de São Paulo e O Globo antes da circulação destes.

Esse debate não terminou nas três semanas que durou a polêmica. Ele continuará até o momento que o fazer jornalístico e as escolas de jornalismo se adaptarem ao paradigma contemporâneo.

*este post não termina aqui

sábado, 5 de setembro de 2009

Hey, Jenkins

Quando que eu iria imaginar que um dia eu fosse chegar tão próximo -- mesmo não sendo pessoalmente -- de uma pessoa pública, com notoriedade no que faz, e trocar ideia, de igual para igual, se não fosse através do Twitter? Se não fosse graças a web 2.0? Não é exagero, e nem de quem o coloca nas alturas como a melhor ferramenta de comunicação criada nos últimos tempos.





nice, ham?

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Google books, livros sob demanda e afins

Desculpe minha ausência. Não vou me justificar, pois não há justificativa. Eu sei que eu posso destinar 30 minutos de alguns dias na semana para o blog. Escrever aqui é prazeroso, e não um tormento. So, let's pretend...

Hoje vou falar de livro. Tema polêmico assim como outras mídias criadas no século passado e ainda com 'mentalidade' de século passado. E mídia lá tem mentalidade? Explico-me: as mídias de outrora ainda não se adaptaram a realidade 2.0. Simples explicação, difícil é se adequar a ela.

Pensei em vários temas para encaixar nesse post. Falar da cauda longa, do novo livro free ("FREE") do Chris Anderson, na briga de gigantes da internet a favor do fim da biblioteca Google Books. Enfim, vou soltando o verbo sem me preocupar, quem não entender email-me.

Não é profecia, mas sim uma tendência do livro impresso se tornar um evento midiático como MP3, isto é, de virar um arquivo para ser baixado gratuitamente faixa por faixa, nesse caso, página por página. Com isso o consumidor terá a liberdade de comprar a materialidade física via impressão sob demanda, a qual acredito ser a saída para o mercado editorial.

Podem perceber que está cada vez mais escasso livro em abundância nas livrarias. Nesse contexto as "Amazons" da vida ganham espaço.

A democratização da informação veio para somar com as empresas, e não o contrário como geralmente é pensado -- vide a Open Book Alliance, coalizão liderada pela organização sem fins lucrativos Internet Archive, além dos peso pesados Microsoft, Yahoo e Amazon.

A informação está sob nossos olhos e cliques de mouse free e full time. Achar que a cultura do free é via de mão única é bullshitagem. Aguardo ansiosamente o desenrolar dessa disputa.

terça-feira, 21 de julho de 2009

A arte de causar efeito

Taí uma das ferramentas mais interessantes para o Twitter, principalmente para perfil corporativo. O TweetEffect consegue mensurar o efeito das suas tuitadas, quantas pessoas deixaram ou passaram a te seguir em certa quantidade de tweets.

O resultado sai na hora, mas não é salvo, pois não é preciso fazer cadastro ou dar a senha para acessar o site. Ótimo para ter uma noção superficial.

No meu caso, nos últimos 200 updates eu 'perdi' 4 seguidores e 'ganhei' 6 novos.

Nele mostra o gráfico de frequência da sua conta, o qual não gostei muito. Não achei tão preciso assim. Logo abaixo tem os detalhes, qual tweet gerou determinada reação. Quando o post está em verde significa que você ganhou seguidores, já em vermelho, você perdeu alguns.

O melhor de tudo, é de graça. Bom para aquela empresa sem muita verba para redes sociais.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Efeito da convergência

Hoje eu tive um sonho. Sonhei que tinha ido a uma emissora de televisão pedir emprego. Ao perguntar com quem eu poderia falar sobre uma possível entrevista, uma voz sussurrante disse que já estava me esperando. Fui observada por uma câmera no maior estilo panóptico foucaultiano. Parece mentira. O Big Brother estava ali me testando. Não tenho muitos detalhes, fui acordada com meu celular tocando.

Já no twitter (fora da Matrix do meu sonho) fui acordada por esse video do Jenkins falando sobre convergência das mídias. Nada profético, de fato já estamos presenciando o que o vídeo nos apresenta:

Henry Jenkins on Transmedia - November 2009 from niko on Vimeo.



"Henry Jenkins is the director, Comparative Media Studies Program at MIT. In this viral-info-snack he discusses the power of media in a 21 century trans-mediated world. A world where converging technologies and cultures give rise to a new media landscape."

quarta-feira, 20 de maio de 2009

#fnacfail



10 anos de Fnac por menos de 10 reais

E ainda tem quem acredite que a FNAC entregará as encomendas feitas ontem, dia quando o sistema do site entrou em crise e começou a vender TV de LCD 50' ou Macbook por apenas R$ 9,90. Sim, por menos de 10 reais o cliente esperto pode comprar artigos carésimos. A empresa anunciou que o sistema foi normalizado, e, portanto, essas compras canceladas.

Mais aqui.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Just a joke, cariocas



A rede Burger King lançou recentemente sua nova campanha na Inglaterra que tem na peça publicitária a frase: 'One way ticket to Rio not necessary. You'll feel like you're robbing us' (algo como “Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai sentir como se estivesse nos roubando”).

A intenção do humor (negro) britânico é relembrar o causo de Ronald Biggs (convicted criminal, segundo a Wikipedia), que participou do roubo de um trem e foi preso em 1963, -- conhecido como Great Train Robbery -- no entanto, logo depois fugiu da prisão e se abrigou durante 30 anos na cidade maravilhosa.

Deu no oglobo.com que o vice-presidente da comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio, Glauco Lopes (PSDB), considerou a propaganda de mau gosto. "Acho que cabe pedir um esclarecimento melhor sobre a campanha. É importante também que isso seja feito em conjunto com o município do Rio e a Riotur."

Vale lembrar que Ronald Biggs sempre foi ligado ao movimento punk e, em 1991, trouxe a banda alemã Die Toten Hosen, a qual gravou um clip chamado Carnival In Rio (Punk Was). Ei-lo:

Twitter quer serviços corporativos em 2009

O co-fundador do Twitter, Biz Stone, informou na última segunda-feira que o site planeja estrear, até o final do ano, ferramentas para ajudar empresas a servirem seus clientes e pode cobrar uma taxa por estes serviços.

"Estamos pesquisando quem usa o Twitter e para quê", disse Stone durante o Reuters Global Technology Summit em Nova York, via videoconferência de San Francisco."Há usos comerciais que estão fazendo muito sentido?", questionou.

O Twitter tem tido um crescimento explosivo nos últimos meses. Acessos à rede social saltaram 83% em abril em relação ao mês anterior, alcançando os 17 milhões, segundo dados da comScore.

A empresa agora vem procurando novas formas de ganhar dinheiro com sua popularidade. Stone afirmou que a "fase um" desse esforço foi com a coleta de informações de como as pessoas usam o serviço.

A segunda fase verá o lançamento de ferramentas e serviços além dos microblogs gratuitos, concentrado em empresas que queiram usar o Twitter para mandar mensagens para clientes.

Serão "coisas simples" como análises básicas, disse Stone. Ele reiterou o comprometimento da empresa em manter o serviço gratuito para todos, mas acrescentou: "Se há um jeito de irmos adiante e além, e que elas (as empresas) possam melhorar, no final das contas, oferecendo serviços que nós podemos oferecer por um preço, (nós) o faremos."

Fonte: Reuters

Censo Twitter

No dia 12 de maio iniciaram o primeiro censo do Twitter no Brasil, o #140br, com o propósito de coletar dados da tuitosfera brasileira durante um mês. Até o momento foram apurados 1226 perfis, número baixo para uma pesquisa precisa.

sábado, 9 de maio de 2009

O que NÃO fazer em mídias sociais

Cases de um péssimo gerenciamento de crise:

Viral de chocolate estragado

Esse case é velho. O viral do chocolate BIS a seguir mostra que forçar a barra na publicidade pode acabar mal. Em síntese, o vídeo é uma matéria para uma emissora de TV sobre uma moça que criou um vestido (ou seria saia?) em formato de porta a fim de comer na encolha os chocolatinhos da Lacta:



Resultado: internautas esculhambando a marca nas redes sociais. Nada digo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Profissão: twitteiro

Twittar se tornou uma oportunidade de trabalho temporário nos Estados Unidos. A empresa Pizza Hut anunciou recentemente a vaga de estagiário em twitter para atender a demanda publicitária, relacionar-se com clientes e empresas, monitorar o que falam da marca, entre outras funções. Seria uma espécie de jornalista de mídias sociais (oi? quer me contratar?), cuja função todos já sabem: postar o que está acontecendo em até 140 caracteres. Mais do mesmo. O curioso foi o fato dela fazer parte da indústria alimentícia, e segundo por contratar um profissional para utilizar o Twitter como único recurso de gerenciamento de brand. Fico imaginando qual tipo de tweet vão fazer... 'mais de 300 mil pizzas foram vendidas nos EUA hoje', ou coisa do tipo. Assim como custo a acreditar que empreendimentos menores, como uma padaria na Inglaterra, já utilizam de novos gadgets, como o novo aparelhinho batizado de BakerTweet, o qual permite que padeiros avisem a que horas sairá o pãozinho fresco. Entre e confira o que eu estou falando.



Leia mais sobre a nota no nytimes.com.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Isto é a vida real?

Vídeos no Youtube ou em outro broadcast fazem parte da realidade da cultura digital. Novas tecnologias como celulares com vastos recursos de mediação merecem estudos críticos de efeito/causa na sociedade. Pensando nisso, a Northwestern University -- localizada na região de Chicago, Estados Unidos -- criou um curso voltado para estratégias de marketing viral. Uma das técnicas ensinadas para os alunos é o chamado astroturfing, que no Brasil se assemelha ao marketing de guerrilha. Leia mais aqui.

Um dos vídeos mais acessados no momento é do garoto David 'ligeiramente' dopado após uma consulta ao dentista. Logo menos se tornou um sucesso na web. Não sei se David pai fez o curso de viral acima citado, mas, bem esperto, uniu o útil ao agradável: criou perfis do pequeno em redes sociais como Twitter , fez um blog, sendo que todos eles com o propósito de levar à loja virtual David after dentist, a qual vende camisas (por 18 bucks) com as célebres frases do garotinho faladas ainda sob efeito anestésico.

Ir ao dentista nunca foi tão lucrativo.

Eis o vídeo:



A propósito, vale a pena ver os vídeos relacionados. Tem até o Darth (Chad?) Vader parodiando David after dentist. Fica a dica.

domingo, 19 de abril de 2009

API's Visual Journalism Workshop 4/3/09

Workshop online da possível saída do Jornalismo na web. Muito interessante:

sábado, 18 de abril de 2009

Seja mais um burro

Campanha para conscientização acerca do aquecimento global:

quinta-feira, 16 de abril de 2009

As formigas têm megafones na web 2.0

Com a consolidação da Internet, a indústria fonográfica se deparou com novos paradigmas a cerca do business na era da informação. Novas regras emergem a cada instante, derrubando o marketing convencional de outrora.

O poder da indústria se deslocou das mãos dos executivos para dos fãs. Já é possível conhecer uma banda de garagem fora dos eixos das grandes capitais com um clique no mouse. O limite do underground ultrapassou o subterrâneo, ganhou forças na web para se globalizar. Por conta disso, as empresas no ramo tiveram que adequar os planos de marketing para o ambiente hipermidiático.

A era da recomendação fez com o fã se tornasse o novo formador de preferência cujas opiniões são respeitadas. É ele que determina o que e quem deve estar na mídia. Alguns são meros fãs, outros participam ativamente de grupos de discussão, fã clubes, comunidades em redes sociais, e ainda outros são apenas rebanhos monitorados por softwares. Esses softwares acompanham a filtragem de hits para nichos, sendo este o efeito principal da Cauda Longa.

Alguns desses líderes de opinião são profissionais da área, outros, são pessoas comuns -- blogueiros como eu e você -- mas que tem um blog cujo conteúdo está relacionado a algo que ele acompanha.

Os fluxos de dados podem desencadear uma maneira poderosa de comercializar música - a propaganda boca a boca ampliada pelo efeito feedback das recomendações adaptativas. Os fãs online são a base para o sucesso da Cauda Longa, pois são eles os principais agentes da indústria.

O rádio analógico não é mais o melhor veículo para lançar novos artistas, a princípio não é o melhor se ele for o único recurso. Além dele há diversas opções mercadológicas na web, uma delas seria a disponibilização de algumas faixas de música em sites como a rede social Last.fm. Observa-se com freqüência o funcionamento da Cauda Longa nesse tipo de recurso com sucesso.

Em tempos remotos, as gravadoras existiam basicamente para descobrir talentos, financiá-los, distribuir suas músicas e, consequentemente, bancar o marketing para fazer o negócio lucrar. No entanto, com a democratização da tecnologia a gravação digital se tornou acessível. Agora o mesmo trabalho que era feito em estúdios pode ser realizado em computadores pessoais.

A Cauda Longa, em síntese, é o conjunto de recomendações que se deslocam pela faixa dinâmica, sendo que todos esses “passos” ao longo do caminho fizeram sentido, pelo menos para a maioria. Caso contrário corre o risco de ter ruído, logo o prejuízo nas vendas será perceptível.

Fonte: Capítulo 7 do livro "A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho", Chris Anderson

terça-feira, 7 de abril de 2009

Parabéns, jornalista!

Antes de mais nada, deixo aqui um ciber-abraço àqueles que dedicaram anos para se tornar um dos profissionais mais importantes para a democracia de uma nação: você, jornalista.

A FENAJ publicou um texto emocionante para celebrar e, além disso, conscientizar do que anda em pauta a respeito do diploma:

"
Murillo Nascimento é estudante de Jornalismo da PUC-Campinas. No último dia 1º, depois de encarar de ônibus, junto com outros colegas, os 921 km entre a sua cidade e Brasília, passou toda a tarde em manifestação ao lado do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), reivindicando a manutenção da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Julgamento adiado (...)". Na íntegra aqui.

Outra coisa
seria o estudo que mapeia os 333 domínios e as 111 pessoas de maior influência na web, transferidas, de acordo com o ranking, para o mapa do metrô de Tóquio.Veja aqui.

Por fim, cogita-se a ideia do Rio de Janeiro ambientar a nova versão do jogo de guerra "Call of Duty", o qual será lançado no dia 10 de novembro. Mais aqui.
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