sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Rio View

terça-feira, 10 de novembro de 2009
Google Street View
Ao longo do roteiro temos diversos mecanismos de vigilância. Pretendo abordar questões relacionadas ao panóptico foucaultiano. Certamente um que cairia muito bem na narrativa é o recurso do Google Street View. Contudo, não entendo o porquê, essa ferramenta maravilhosa AINDA não funciona direito no Brasil. Não, acho que não funciona at all, nem direito, nem esquerdo. Entrei no canal deles no Youtube e NADA. Temos o teaser incrível, porém nada além disso. Veja que lindo:
Aguardo a implementação do Street View no Rio de Janeiro ansiosa. Vejo perfeitamente o meu Pedro sendo vigiado pelas câmeras nem tão secretas do Google.
domingo, 25 de outubro de 2009
domingo, 27 de setembro de 2009
Google turns 11
domingo, 20 de setembro de 2009
Caso do blog da Petrobras
Logo de cara eu digo que não, pelo simples fato de que a mídia massiva (rádio, impresso e TV) ainda está com a cabeça no século passado. O conceito de "furo"continua em voga. Muito desses meios acreditam que esperar por edições especiais de domingo para noticiar aquela bomba da semana é a melhor estratégia de comunicação. Isso não tem mais lógica por conta da instantaneidade da Internet -- entre outros fatores remodelados para a atual realidade como simultaneidade; periodicidade; novidade, revelação pública.
A razão do conflito entre a Petrobras e a imprensa foi a quebra dessa temporalidade, por parte da estatal. A fim de 'limpar' a imagem postava em seu blog Fatos e Dados perguntas e respostas que trocava com grandes conglomerados midiáticos como A Folha de São Paulo e O Globo antes da circulação destes.
Esse debate não terminou nas três semanas que durou a polêmica. Ele continuará até o momento que o fazer jornalístico e as escolas de jornalismo se adaptarem ao paradigma contemporâneo.
*este post não termina aqui
sábado, 5 de setembro de 2009
Hey, Jenkins


nice, ham?
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Google books, livros sob demanda e afins
Hoje vou falar de livro. Tema polêmico assim como outras mídias criadas no século passado e ainda com 'mentalidade' de século passado. E mídia lá tem mentalidade? Explico-me: as mídias de outrora ainda não se adaptaram a realidade 2.0. Simples explicação, difícil é se adequar a ela.
Pensei em vários temas para encaixar nesse post. Falar da cauda longa, do novo livro free ("FREE") do Chris Anderson, na briga de gigantes da internet a favor do fim da biblioteca Google Books. Enfim, vou soltando o verbo sem me preocupar, quem não entender email-me.
Não é profecia, mas sim uma tendência do livro impresso se tornar um evento midiático como MP3, isto é, de virar um arquivo para ser baixado gratuitamente faixa por faixa, nesse caso, página por página. Com isso o consumidor terá a liberdade de comprar a materialidade física via impressão sob demanda, a qual acredito ser a saída para o mercado editorial.
Podem perceber que está cada vez mais escasso livro em abundância nas livrarias. Nesse contexto as "Amazons" da vida ganham espaço.
A democratização da informação veio para somar com as empresas, e não o contrário como geralmente é pensado -- vide a Open Book Alliance, coalizão liderada pela organização sem fins lucrativos Internet Archive, além dos peso pesados Microsoft, Yahoo e Amazon.
A informação está sob nossos olhos e cliques de mouse free e full time. Achar que a cultura do free é via de mão única é bullshitagem. Aguardo ansiosamente o desenrolar dessa disputa.
terça-feira, 21 de julho de 2009
A arte de causar efeito
O resultado sai na hora, mas não é salvo, pois não é preciso fazer cadastro ou dar a senha para acessar o site. Ótimo para ter uma noção superficial.
No meu caso, nos últimos 200 updates eu 'perdi' 4 seguidores e 'ganhei' 6 novos.
Nele mostra o gráfico de frequência da sua conta, o qual não gostei muito. Não achei tão preciso assim. Logo abaixo tem os detalhes, qual tweet gerou determinada reação. Quando o post está em verde significa que você ganhou seguidores, já em vermelho, você perdeu alguns.
O melhor de tudo, é de graça. Bom para aquela empresa sem muita verba para redes sociais.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Efeito da convergência
Já no twitter (fora da Matrix do meu sonho) fui acordada por esse video do Jenkins falando sobre convergência das mídias. Nada profético, de fato já estamos presenciando o que o vídeo nos apresenta:
Henry Jenkins on Transmedia - November 2009 from niko on Vimeo.
"Henry Jenkins is the director, Comparative Media Studies Program at MIT. In this viral-info-snack he discusses the power of media in a 21 century trans-mediated world. A world where converging technologies and cultures give rise to a new media landscape."
quarta-feira, 20 de maio de 2009
#fnacfail

10 anos de Fnac por menos de 10 reais
E ainda tem quem acredite que a FNAC entregará as encomendas feitas ontem, dia quando o sistema do site entrou em crise e começou a vender TV de LCD 50' ou Macbook por apenas R$ 9,90. Sim, por menos de 10 reais o cliente esperto pode comprar artigos carésimos. A empresa anunciou que o sistema foi normalizado, e, portanto, essas compras canceladas.
Mais aqui.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Just a joke, cariocas

A rede Burger King lançou recentemente sua nova campanha na Inglaterra que tem na peça publicitária a frase: 'One way ticket to Rio not necessary. You'll feel like you're robbing us' (algo como “Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai sentir como se estivesse nos roubando”).
A intenção do humor (negro) britânico é relembrar o causo de Ronald Biggs (convicted criminal, segundo a Wikipedia), que participou do roubo de um trem e foi preso em 1963, -- conhecido como Great Train Robbery -- no entanto, logo depois fugiu da prisão e se abrigou durante 30 anos na cidade maravilhosa.
Deu no oglobo.com que o vice-presidente da comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio, Glauco Lopes (PSDB), considerou a propaganda de mau gosto. "Acho que cabe pedir um esclarecimento melhor sobre a campanha. É importante também que isso seja feito em conjunto com o município do Rio e a Riotur."
Vale lembrar que Ronald Biggs sempre foi ligado ao movimento punk e, em 1991, trouxe a banda alemã Die Toten Hosen, a qual gravou um clip chamado Carnival In Rio (Punk Was). Ei-lo:
Twitter quer serviços corporativos em 2009
"Estamos pesquisando quem usa o Twitter e para quê", disse Stone durante o Reuters Global Technology Summit em Nova York, via videoconferência de San Francisco."Há usos comerciais que estão fazendo muito sentido?", questionou.
O Twitter tem tido um crescimento explosivo nos últimos meses. Acessos à rede social saltaram 83% em abril em relação ao mês anterior, alcançando os 17 milhões, segundo dados da comScore.
A empresa agora vem procurando novas formas de ganhar dinheiro com sua popularidade. Stone afirmou que a "fase um" desse esforço foi com a coleta de informações de como as pessoas usam o serviço.
A segunda fase verá o lançamento de ferramentas e serviços além dos microblogs gratuitos, concentrado em empresas que queiram usar o Twitter para mandar mensagens para clientes.
Serão "coisas simples" como análises básicas, disse Stone. Ele reiterou o comprometimento da empresa em manter o serviço gratuito para todos, mas acrescentou: "Se há um jeito de irmos adiante e além, e que elas (as empresas) possam melhorar, no final das contas, oferecendo serviços que nós podemos oferecer por um preço, (nós) o faremos."
Fonte: Reuters
Censo Twitter

sábado, 9 de maio de 2009
O que NÃO fazer em mídias sociais
Viral de chocolate estragado
Resultado: internautas esculhambando a marca nas redes sociais. Nada digo.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Profissão: twitteiro

Leia mais sobre a nota no nytimes.com.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Isto é a vida real?
Um dos vídeos mais acessados no momento é do garoto David 'ligeiramente' dopado após uma consulta ao dentista. Logo menos se tornou um sucesso na web. Não sei se David pai fez o curso de viral acima citado, mas, bem esperto, uniu o útil ao agradável: criou perfis do pequeno em redes sociais como Twitter , fez um blog, sendo que todos eles com o propósito de levar à loja virtual David after dentist, a qual vende camisas (por 18 bucks) com as célebres frases do garotinho faladas ainda sob efeito anestésico.
Ir ao dentista nunca foi tão lucrativo.
Eis o vídeo:
A propósito, vale a pena ver os vídeos relacionados. Tem até o Darth (Chad?) Vader parodiando David after dentist. Fica a dica.